Primeiramente precisamos contextualizar as coisas. Se você trabalha em uma empresa, muito provavelmente já tem disponível alguns benefícios não é mesmo? Mas o que são esses tais benefícios flexíveis que tanto se fala?
Benefícios flexíveis são um pacote de benefícios que a empresa oferece aos colaboradores conforme a preferência de cada um. Eles podem incluir itens como vale-cultura, plano de saúde, plano odontológico, entre outros. Eles trazem vantagens como melhorar a experiência do funcionário, se destacar dos concorrentes e reduzir a rotatividade. Você trabalha em uma empresa que oferece benefícios flexíveis?
Qual tamanho a empresa precisa ter para oferecer benefícios flexíveis aos seus colaboradores?
Não há um tamanho mínimo ou máximo para a empresa oferecer benefícios flexíveis aos seus colaboradores, desde que cumpra as determinações da CLT. Porém, pode ser mais vantajoso para empresas de médio e grande porte, pois elas podem oferecer maior variedade de benefícios e atender às necessidades diferentes dos funcionários.
Você tem alguma dúvida sobre como implantar os benefícios flexíveis na sua empresa?
Para implantar benefícios flexíveis na sua empresa, você precisa seguir alguns passos, como:
– Entender o perfil e o momento do seu negócio, considerando o porte, o segmento e o orçamento disponível.
– Conhecer as preferências dos seus colaboradores, fazendo uma pesquisa de clima organizacional e coletando sugestões.
– Fazer benchmarking com outras empresas, analisando as melhores práticas e os benefícios mais atrativos do mercado.
– Envolver as áreas de apoio, como o RH, a contabilidade, o marketing e o sucesso do cliente, para definir os critérios e as regras dos benefícios.
– Montar um plano de benefícios, escolhendo as opções que se encaixam nas necessidades e nos interesses dos colaboradores, e definindo um sistema de pontos, créditos ou escolhas.
Como a capacitação e treinamento na área de educação pode ser melhor inserida como um benefício percebido como mais valioso pelos colaboradores?
A fluência no idioma inglês pode ser um diferencial para os colaboradores de uma instituição de cooperativa de crédito, pois eles podem se comunicar melhor com clientes, parceiros e fornecedores de outros países, ampliando as possibilidades de negócios e de cooperação internacional. Além disso, eles podem ter acesso a mais informações, cursos e atualizações sobre o mercado financeiro e as melhores práticas do setor, aumentando o seu conhecimento e a sua competitividade.
Qual é a diferença salarial entre pessoas quando comparados os níveis de fluência no idioma inglês?
A diferença salarial entre pessoas que falam inglês com fluência e as que não falam pode ser bastante significativa, dependendo do cargo e da área de trabalho. Segundo estudos feitos no mercado de trabalho brasileiro, quem fala inglês com fluência e consegue comprovar e usar isso em sua área de trabalho, pode receber um salário até 61% maior do que um colega que não tem o mesmo conhecimento. Em cargos de supervisão, por exemplo, a diferença pode chegar a quase 64%. A diferença média de salário entre alguém que fala inglês fluentemente e um profissional que não tem essa habilidade é de 42%.